Releases

Transformação: Cooper UP apoia a inovação do cooperativismo brasileiro

UPL
31 de julho de 2018

Programa leva conhecimento, experiência e tecnologia para incrementar a agricultura do Brasil por meio das Cooperativas

Tecnologia e inovação são palavras que se tornaram imprescindíveis dentro de empresas que buscam transformação e a entrada completa de seus negócios nesse novo mundo vulnerável, incerto, complexo e ambíguo.

Caminho sem volta, o digital, as ciências inovadoras, novas modalidades de gestão e os desafios de alimentar o mundo chegaram para trazer ainda mais agilidade de processos, redução de custo, incremento produtivo e rentabilidade. Diante desse cenário, a UPL Brasil promoveu no mês de maio um encontro com os mais importantes representantes das cooperativas brasileiras no agronegócio, trazendo para discussão esse movimento e o quanto a UPL pode cooperar com o agronegócio, caminhando em conjunto com toda a cadeia de valor, por meio do Programa Cooper UP.

OS PILARES

O primeiro pilar contempla a Conexão entre Brasil e Índia vislumbrando oportunidades e bons negócios comerciais que podem ser realizados entre os dois países. Sabe-se que o mercado indiano no curto, médio e longos prazos terá necessidade de importação de alimentos para a que a demanda da população indiana seja suprida. “Neste contexto, as cooperativas possuem um grande potencial, seja pela produção de grãos ou pela exportação de produtos industrializados, de suprir essa necessidade indiana”, conta João Paulo Zampieri, conselheiro do Cooper UP.

No segundo pilar está o amplo Portfólio de Soluções UPL e como a UPL pode atender as demandas de mercado nas mais variadas culturas, em todas as suas fases, sempre promovendo o manejo integrado para as cadeias produtivas.

Já o terceiro pilar é a Geração de Demanda no Campo que tem como base o trabalho integrado entre os agrônomos das cooperativas e da UPL com o objetivo de compreender e atender as necessidades dos cooperados. Esse pilar tem a intenção de ampliar a presença no dia a dia do produtor através de ações, de informação, de orientação e suporte.

O último pilar é o da Transformação, que tem em seu propósito três vertentes: inovação, pessoas e transformação.

O programa já existe há três anos e foi remodelado para promover experiências, capacitações e novos caminhos para a gestão e o desenvolvimento de negócios duradouros: “Os quatro novos pilares do programa Cooper UP foram desenvolvidos através do entendimento das demandas atuais existentes nos diferentes negócios, tanto sob os olhos das cooperativas como dos seus cooperados agricultores. O potencial de resultados é enorme. O pilar Transformação será um convite para os profissionais de diferentes posições dentro das estruturas das cooperativas pensarem “fora da caixa”, compreenderem as mudanças disruptivas, novas tecnologias e processos que envolverão o agronegócio global nos próximos anos”, conta Marco Polo – Gerente de Acesso ao Mercado UPL Brasil.

OS QUATRO PROGRAMAS DO PILAR TRANSFORMAÇÃO
Conhecimento através de imersão na inovação.
A UPL aposta em quatro programas que promovem treinamentos e experiências para todos os níveis das cooperativas. “É um grande projeto porque queremos envolver os balconistas, as áreas de comunicação e marketing, comercial e as lideranças das cooperativas. O crescimento acelerado do agronegócio e seus desafios trazem a necessidade da transformação por meio da inovação e a UPL chega para dar a mão para as cooperativas e oferecer o que há de mais moderno em conhecimento no mundo”, explica João Paulo.

ATIVA é pensado no balcão das cooperativas. Neles estão profissionais que são a famosa linha de frente. Os balconistas muitas vezes são as pessoas que orientam uma venda ao produtor, e por isso, precisam ter informações para que possam realizar o trabalho com ainda mais excelência, gerando valor nas relações com os cooperados. “Cerca de 30 a 33% dos clientes são influenciados pelos balconistas e por isso acreditamos que ele se beneficiaria muito sabendo mais sobre o mercado agro”, conta João Paulo.

NEGÓCIOS é pensado para os profissionais das áreas comercial e compras, que participarão de um programa de capacitação desenhado para que eles possam conhecer e refletir sobre diferentes negócios de sucesso, como as empresas estão inovando na busca de geração de valor para sua marca e como levar estes conceitos para o jeito de atuar das cooperativas. O primeiro módulo será aplicado por uma das mais importantes escolas de negócios do mundo, a Cornell Tech, em Nova Iorque.

COMUNICA propõe levar tudo o que há de mais moderno e inovador na comunicação e marketing do mercado para as cooperativas. Com o intuito de mostrar quais são as a ferramentas disponíveis, por quais caminhos as estratégias precisam passar para que haja efetividade da comunicação, ajudando os profissionais dessas áreas a pensarem de forma mais integrativa entre digital e off-line, promovendo suas cooperativas e trabalhando parcerias e conteúdo de forma que os produtores possam receber informações com a relevância e qualidade necessárias.

TRANSFORMA prevê a transformação top down, através das lideranças das cooperativas que, neste primeiro módulo, passarão por uma experiência enriquecedora em outra escola de negócios com destaque global, o INSEAD, na França. Os executivos das cooperativas participantes serão convidados a refletir e compreender os movimentos corporativos globalizados e a importância de se reinventar para que os negócios possam acompanhar as dinâmicas do mundo moderno.

O Cooper UP possibilitará que sejam fortalecidos os relacionamentos comerciais, além da transformação através de vivência, cursos, treinamentos e encontros. “Nosso setor precisa de ousadia e inovação, isso nos motiva. Hoje os líderes de cooperativas são desafiados a aumentar seu potencial ainda mais e transformar. E é aí que entra o Inovar para Transformar do Cooper UP, ele vem para mostrar que existe outra realidade”, conta João Paulo.

O Cooper UP objetiva ser o elo que faltava entre a UPL, as cooperativas e os produtores, de forma que a reflexão sobre inovação seja constante.

SOBRE A UPL
A UPL, uma empresa indiana que traz soluções inovadoras e sustentáveis em proteção de cultivos para o agricultor. Fundada em 1969, a companhia atua hoje em mais de 86 países com 28 fábricas que desenvolvem e comercializam produtos da mais alta qualidade, segurança e tecnologia. No Brasil, onde atua desde 2006, conta com fábrica e estação experimental em Ituverava-SP e, foi eleita por dois anos consecutivos como uma das melhores empresas para se trabalhar pela Great Place to Work®. Por seu trabalho com produtores e pesquisadores para encontrar soluções mais eficientes para campo e através de novas formulações e produtos, equipe especializada e expansão de portfólio, a empresa conta com forte presença nos mercados de soja, milho, cana-de-açúcar, arroz, café, feijão, citros, algodão, pastagem e hortifrúti. www.uplbrasil.com.br

Ver mais Releases >