Novidades

A tecnologia invade o mundo AGRO. Confira algumas das inovações mais recentes

UPL
1 de December

Inovações tecnológicas oferecem serviços e produtos que otimizam a produtividade do agronegócio e trazem novas formas de manejo, cultivo e colheita e comércio da produção para o homem do campo. Desde máquinas pesadas como tratores e colheitadeiras até sofisticadas nanotecnologias, hoje somo o país do presente e do futuro TECH do agronegócio.

Fechando negócios via celular

Várias são as novidades no campo tecnológico voltadas para o Agronegócio e uma dela é a Osalim que nada mais é que: um balcão de agronegócios virtual. A empresa oferece aplicativos de celular (Android e iOs) para que as negociações possam ser feitas onde quer que você esteja. Essa inovação tecnológica possibilita enviar e receber com segurança (segundo a empresa), propostas e contrapropostas de grãos, cultivares e insumos, de forma direta e sem intermediários. Os antigos “atravessadores” foram substituídos por um aplicativo de celular.

Drones a serviço das lavouras

O foco da XMOBOTS é na agricultura de precisão. Os drones criados pela empresa oferecem dados precisos sobre a topografia da terra, suas linhas de plantio e a detecção de pragas.

Outra utilidade desse tipo de drone é fazer a contagem do gado no campo e o controle do desmatamento em áreas de preservação. Os drones da XMobots são certificados pela ANAC e amplamente utilizados por empresas ligadas ao agronegócio e grandes cooperativas.

As máquinas do Agronegócio

Responsável por cerca de um quarto do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o agronegócio alavanca toda a cadeia produtiva e faz do Brasil um destaque entre os fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas: Somos 14º país no mundo na produção industrial tecnológica voltada para o agronegócio.

A John Deere é um exemplo de fabricante de máquinas agrícolas que tem uma presença forte no agronegócio brasileiro.

No Brasil são fabricados mais de 20 modelos de maquinários que plantam, colhem, transportam e classificam as sementes. Produzimos tratores e carretas agrícolas e também pulverizadores de alta tecnologia, voltados para a agricultura de precisão. Isso sem contar com a frota de caminhões para o escoamento de toda essa produção.

Tablet para monitoramento

Outro aplicativo útil ao agronegócio foi desenvolvido pela Strider. O que é oferecido pela empresa é um tablet cujo aplicativo pode ser usado offline e ajuda ao produtor a controlar pragas, e monitorar a fertilidade e umidade do solo.

Segundo o seu fundador, Luiz Tângari: “Os nossos aplicativos são voltados para os filhos dos produtores, que serão os donos das fazendas no futuro. Por isso, nossa plataforma é amigável e parecida com o WhatsApp e o Facebook.”

UPDT armazena água no solo

No tocante a monitorar a umidade do solo, podemos dizer que a UPL está um passo à frente e vai além: O UPDT reduz o estresse hídrico das lavouras através do aumento do armazenamento de água no solo.

Estamos falando de um Condicionador de Solo “à base de polímero vegetal, que absorve, mantém e libera a umidade na zona de desenvolvimento radicular das plantas e sementes, de acordo com a necessidade.”

A capacidade de absorção atinge o patamar de 500 vezes o próprio peso em água. Essa tecnologia proporciona as melhores condições de desenvolvimento para as cultivos anuais e perenes. E o mais importante: sem efeitos colaterais.

O UPDT age de maneira excepcional no cultivo de flores, hortaliças, frutas, grãos, legumes, forragens, reflorestamento, cultivos em estufas, produção de mudas, e misturada aos substratos para plantio, manutenção de vasos e transporte de mudas.

O UPDT é apenas uma dentre inúmeras soluções que a UPL tem a oferecer para as lavouras do agronegócio em todo o Brasil e para vários países do mundo.

Ver mais Novidades >